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quinta-feira, 24 de novembro de 2011

3º Dia do II EEMPA e I EEMRS, turno da manhã



Excertos do PAINEL Nº 6: “Educação Musical, projetos e programas na Educação Básica”

Maria Alice Gouvêa Campesato/EMEF NSª do Carmo
Experiência de música em dança na Educação Básica (adaptação do ballet Coppélia), interferindo arranjos e releituras nas propostas, cujo produto final é apresentado em variados eventos de grande porte no âmbito das artes.

Luiz Otávio Pinheiro Rocha/EMEF NSª do Carmo
Inspirado pelo grupo de contadores de história da escola, o professor Luiz desenvolveu um trabalho em violões para alunos de periferia, de uma cultura diferente. Apresentação de vídeos de ensaios com alunos, cuja proposta do professor foi trabalhar Adoniram Barbosa, Noel Rosa, Pixinguinha, o clássico samba de raiz.
Para isso, mostra a importância de intensificar o conjunturamento do grupo de alunos na proposta da sua identidade, construindo um clima propício para desenvolver a atmosfera musical na escola.

Sueli Berneira Freitas/SMED-POA
Coordenadora do Projeto Cidade Escola, defendendo a implementação da educação integral que tem como proposta da ampliação gradativa do tempo escolar, oportunizando ações lúdico/pedagógicas nos diferentes campos do conhecimento.
Tem como um de seus eixos o resgate da autoestima dos alunos, possibilitando vivências nos diferentes estilos e gêneros musicais.
A música é desenvolvida numa perspectiva que permita a interação de todos os envolvidos., potencializando através das oficinas, novas oportunidades e conhecimentos de culturas diversificadas.
O aluno torna-se protagonista participante e interagindo nas oficinas de música a partir da valorização de sua identidade local.
Possibilidade de ampliação e aprofundamento musical a partir de:
·         Centros Musicais;
·         Mais Educação (programa do Governo Federal)
·         Instituições Parceiras da Cidade

Simone Garcia Nunes/SEE
Lástima: será que teria de ser necessário a obrigatoriedade a inserção do conteúdo que trabalha com emoção?
Projetos que estão em desenvolvimento que vão ao alcance da música:

·         PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – predominância de oferta de atividades artístico-culturais e atividades esportivas e supletivamete o apoio complementar as suas tarefas escolares.
·         PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – parceria com o Governo Federal, integrando ações do PNE, buscando a valorização da diversidade da cultura brasileira. Macrocampos: cultura e artes.
·         ESCOLA ABERTA - democratizando o espaço público e transformando em pólo irradiador de cultura de paz. Em parceria com o MEC.
Baseado no Manifesto dos Pioneiros (1959) de Anísio Teixeira.
Darcy Ribeiro -  toda criança tem condições de aprender, cabe à escola assegurar o seu espaço.
Proposta da educação integral, presente na legislação educacional brasileira.
“O filho do trabalhador...” (Pedagogia do Oprimido, 1991)
IMPORTANTE – não repetir o período regular no contra-turno.

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