Excertos do PAINEL Nº 6: “Educação Musical, projetos e programas na
Educação Básica”
Maria Alice Gouvêa
Campesato/EMEF NSª do Carmo
Experiência de música em dança
na Educação Básica (adaptação do ballet Coppélia), interferindo arranjos e
releituras nas propostas, cujo produto final é apresentado em variados eventos
de grande porte no âmbito das artes.
Luiz Otávio Pinheiro Rocha/EMEF
NSª do Carmo
Inspirado pelo grupo de
contadores de história da escola, o professor Luiz desenvolveu um trabalho em
violões para alunos de periferia, de uma cultura diferente. Apresentação de
vídeos de ensaios com alunos, cuja proposta do professor foi trabalhar Adoniram
Barbosa, Noel Rosa, Pixinguinha, o clássico samba de raiz.
Para isso, mostra a importância
de intensificar o conjunturamento do grupo de alunos na proposta da sua
identidade, construindo um clima propício para desenvolver a atmosfera musical
na escola.
Sueli Berneira Freitas/SMED-POA
Coordenadora do Projeto Cidade
Escola, defendendo a implementação da educação integral que tem como proposta
da ampliação gradativa do tempo escolar, oportunizando ações lúdico/pedagógicas
nos diferentes campos do conhecimento.
Tem como um de seus eixos o
resgate da autoestima dos alunos, possibilitando vivências nos diferentes
estilos e gêneros musicais.
A música é desenvolvida numa
perspectiva que permita a interação de todos os envolvidos., potencializando
através das oficinas, novas oportunidades e conhecimentos de culturas
diversificadas.
O aluno torna-se protagonista
participante e interagindo nas oficinas de música a partir da valorização de
sua identidade local.
Possibilidade de ampliação e
aprofundamento musical a partir de:
·
Centros
Musicais;
·
Mais
Educação (programa do Governo Federal)
·
Instituições
Parceiras da Cidade
Simone Garcia Nunes/SEE
Lástima: será que teria de ser
necessário a obrigatoriedade a inserção do conteúdo que trabalha com emoção?
Projetos que estão em
desenvolvimento que vão ao alcance da música:
·
PROJETO
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – predominância de oferta de atividades
artístico-culturais e atividades esportivas e supletivamete o apoio
complementar as suas tarefas escolares.
·
PROGRAMA
MAIS EDUCAÇÃO – parceria com o Governo Federal, integrando ações do PNE,
buscando a valorização da diversidade da cultura brasileira. Macrocampos:
cultura e artes.
·
ESCOLA
ABERTA - democratizando o espaço público e transformando em pólo irradiador de
cultura de paz. Em parceria com o MEC.
Baseado no Manifesto dos
Pioneiros (1959) de Anísio Teixeira.
Darcy Ribeiro - toda criança tem condições de aprender, cabe
à escola assegurar o seu espaço.
Proposta da educação integral,
presente na legislação educacional brasileira.
“O filho do trabalhador...”
(Pedagogia do Oprimido, 1991)
IMPORTANTE – não repetir o
período regular no contra-turno.
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