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quarta-feira, 23 de novembro de 2011

2.º EEMPA e 1.º EEMRS - segundo dia, 23/11/2011

O segundo dia do EEMPA e EEMRS iniciou com dois painéis no turno da manhã. O primeiro painel, composto pela Dr.ª Maria Cecília Torres/IPA, Ms. Silvia Nunes Ramos/UERGS, Ms. Graciano Lorenzi/SMED-POA e Ms. Júlia Maria Hummes/FUNDARTE, teve como tema a "Música e a Diversidade: perspectivas pedagógico-musicais para o século XXI.
A primeira painelista destacou a importância da formação continuada para professores de artes/música, basicamente no ato de reconhecer no aluno um histórico/bagagem de conhecimentos musicais que se constituem ao longo de suas vidas. Isso, implicando em rever formas de ensinar música e reconhecer a musicalidade do outro. "O professor é uma pessoa que precisa se surpreender a cada dia, para isso, deve trabalhar a partir do conhecimento/bagagem do aluno". E problematiza: como ouvir o outro sem ouvir a minha própria história?
Em seguida, ouvimos a fala da Prof. Silvia Ramos, destacando seu projeto/tese de doutorado a partir da problemática "O que é diversidade quando pensamos em Educação Musical?". Nesse ínterim, ela metodologisa seu trabalho na observação de jovens manuseando seus dispositivos portáteis de audição/música, analisando os playlists bem como o seu conteúdo. Sua constatação evidencia que os jovens estão mais críticos e buscam diversas formas e gêneros musicais para constituírem sua musicalidade, selecionando criteriosamente os elementos poéticos e musicais das canções disponíveis nas diversas mídias.
Na fala do Prof. Graciano, a diversidade foi apresentada na exposição da prática "Compondo com Alunos", que pode ser melhor visualizada no www.compondocomalunos.com, evidenciando que "em cada descoberta, uma surpresa".
O painel culminou com a fala da Prof. Julia Hummes, destacando que o "ensino de música é múltiplo". Sua diversidade deve ser constatada na própria formação de professores (mais lineares ou ampliados), nos projetos sociais de música na escola e nas novas tecnologias que abre um leque de possibilidades. "A importância de se fazer Educação Musical é fazer música de maneira ativa, desfrutando plenamente as qualidades que esse ato oferece tanto para o corpo, espírito e sociedade."

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