Buscando no mundo...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

2.º EEMPA e 1.º EEMRS - segundo dia, 23/11/2011 (parte 2)

No segundo painel da manhã, composto pela Prof.ª Ms. Carmem Lúcia Capra, Prof. Ms. Carlos Mödinger e Prof.ª Dr.ª Cristina Rolim Wolffenbuttel, todos vinculados a UERGS, a temática das falas contemplou a "Educação musical e transdisciplinaridades artísticas". O debate foi iniciado pela exposição crítica da Prof.ª Carmem em relação à Transpedagogia dever ser vista como processo de conhecer a obra de arte, e que o educador responsável por esse viés educacional continua sendo pouco valorizado em relação às outras áreas curriculares da Educação Básica. As dificuldades dos arte-educadores em desenvolver e apropriar-se de um espaço propriamente seu e participar de grupos docentes por demais afastados da área cultural.
O Prof. Carlos, da área do teatro, expôs a necessidade de reconhecer uma Meta-arte, como necessidade de valorizar todos os espaços artísticos como formas pedagógicas de conhecimento e composição dos saberes da Educação.
Finalizando o painel, a Prof.ª Cristina fez uma rápida explanação dos conceitos de Disciplina, Multidisciplina, Interdisciplina e Transdisciplinaridade, sendo esta última, a "síntese dialética da interdisciplinaridade" e chave de uma mudança paradigmática. Cita Morin, quando a transdisciplinaridade o faz reconhecer-se como um "contrabandista dos saberes", por transitar nas diversas ciências e áreas do conhecimento. Frisa que o papel da escola no processo transdisciplinar é de derrubar as barreiras que dividem os discursos dos saberes.
Simplesmente um painel muito denso de conteúdo que apresentou uma temática muito importante para a identidade da Arte com espaço imprescindível na Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário